Pular para o conteúdo principal

COMO COMEÇAR UMA CRIAÇÃO DE CODORNAS: DICAS PARA NOVO CRIADOR .

COMO MONTAR UM CRIADOURO DE CODORNAS

A criação de codornas é uma das mais simples que um novo investidor pode fazer. A ave requer poucos cuidados e gastos e isso barateia ainda mais o produto de alta procura no mercado. A demanda no Brasil ainda é mediana, significando que ainda há muito mercado a ser explorado na criação desta ave.

Espaço – o viveiro



O criador de codornas precisa começar escolhendo o espaço. Deve ser um espaço arejado com com fluxo de ar e entrada de luz natural, semelhante a um criadouro de galinhas. As medidas recomendas para uma criação de codornas medianas é de um área de quatro metros de área com altura de dois metros.
Não é necessário muita estrutura em um viveiro de codornas, ao menos não na parte externa. O teto pode ser feito de telhas Brasilit que são mais baratas ou usadas apenas telhas, sem alvenaria. Quanto mais simples melhor porque haverá uma temperatura mais amena e mais vento.
Gaiolas para codornas

Ao contrário das galinhas, a codornas precisam ser mantidas em espaços isolados. Cada codorna deve ser mantida em uma gaiola individual de ao menos vinte centímetros de área com 15 centímetros de altura. Todo o piso deve ser de tela de 1cm de vazamento para que suas fezes possam passar pela gaiola.
As pequenas gaiolas para as aves podem ser colocadas lado a lado, mas com um diferencial entre as que vão conter machos e as que vão conter fêmeas. As gaiolas com machos podem ser retas na parte do piso. As com fêmeas devem possuir uma inclinação frontal para que os ovos escorreguem e possam ser retirados.
O criador de codornas pode encomendar as gaiolas prontas ou fazer ele mesmo com aço ou ferro. O ideal é que se economize espaço e faça fileiras com 10 gaiolas para acoplar as aves lado a lado. Com 1 metro e meio de largura consegue-se colocar mais de 80 gaiolas lado a lado.
Entre uma fileira e outra de codornas deve haver uma tábua ou coletor de aço ou alumínio para depositar os excrementos. Este deve ser limpo ao menos uma vez por dia ou a cada dois dias no máximo para evitar doenças. Muitos criadores usam paredes completas com mais de 100 gaiolas em um espaço. Depende do espaço, disposição e dedicação de cada um.
As gaiolas dentro do viveiro devem ter luz
Quanto a disposição das aves no viveiro, as gaiolas devem estar localizadas em um local com luz durante o dia e durante a noite. Isso porque os animais engordam melhor e produzem mais ovos desta forma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FEMEA E MACHO DE CODORNA ?

As codornas são praticamente iguais umas as outras, varia somente em tamanho, cor e outras peculiaridades pequenas. Como saber quem é macho e quem é fêmea? Pois é essa dúvida para quem quer começar a criar codornas faz toda diferença, lembrando que as fêmeas é que colocam o ovo. Mas o que mencionamos no início não deve ser desperdiçado, uma grande diferença está na coloração entre machos e fêmeas. O peito e a cabeça do macho são mais marrom avermelhados, sem contar que só ele canta, a fêmea não. Há também outro fator característico, o macho solta uma espuminha do ânus quando pressionado. Para quem quer ter um viveiro e criar codornas nascidas a partir deste, um fator importante, a saber, é que nos 10 primeiros dias de vida de uma codorna ela não é capaz de se aquecer, seja macho ou fêmea, portanto o cuidado com luz ou gás é necessário para que não morra de “frio”. Uma forma de saber se elas estão com frio ou com calor é se todas estiverem juntas, frio, se espalhadas, calor. Mas pa...

COMO SABER SE UM OVO DE CODORNA ESTA GALADO ?

Na criação específica de ovos de cobras para a venda ou para a fecundação, os criadores precisam saber quando um ovo de codorna está galado ou quando ele pode ser vendido para alimentação.  Um  ovo de codorna galado  quer dizer que foi fecundado, ou seja, ele vai gerar novas codornas. Se o criador deseja investir apenas nas aves, este é o ovo ideal e deve continuar na chocadeira até que a ave tenha forma suficiente para romper sua proteção e eclodir do ovo. Se não, ele pode pensar em vender, pois ele ainda assim pode ser consumido. Para saber se o ovo está galado, o criador deverá colocar o ovo contra a luz e observar se a gema está com um círculo escuro circundando. Se estiver, é sinal de que ele está fecundado. Se não houver o círculo, não tem erro: ele não vai se tornar uma pequena codorna. A separação dos ovos galados A separação dos ovos que são próprios para criação(os galados) e os que são voltados para a venda porque não foram fecundados deve ser assim ...

VACINAS OBRIGATÓRIAS PARA CODORNAS DE UMA CRIAÇÃO COM FINS COMERCIAIS

A limpeza e higiene devem ser altamente rigorosas no início e durante a criação das codornas. Não somente os galpões e gaiolas devem estar limpos, mas também as mãos da pessoa que maneja com os animais. A limpeza evitará doenças e a concentração de umidade, pois são aves sensíveis e não sobrevivem ao frio, nem se dão bem ao extremo calor, preferem temperatura estável em torno dos 23 a 25ºC. A prevenção de doenças está relacionada a muitos pontos nacriação de codornas: nas limpezas das gaiolas, bebedouros, comedouros, no recolhimento diário das fezes das aves e também na vacinação e vermifugação dos animais. As codornas devem ser vacinadas contra as doenças de Newcastle e Coriza Aviária, as mais importantes. Dosagem das vacinas para codornas A vacinação contra a doença de Newcastle deve ser feita a primeira dose aos 21 dias de vida da ave, via ocular, pondo uma gota em cada olho. A segunda dose deve ser ministrada aos 45 dias de idade com uma injeção de 0,5 ml subcutânea na ...