Pular para o conteúdo principal

COMO COMEÇAR UMA CRIAÇÃO DE CODORNAS: DICAS PARA NOVO CRIADOR .

VACINAS OBRIGATÓRIAS PARA CODORNAS DE UMA CRIAÇÃO COM FINS COMERCIAIS

A limpeza e higiene devem ser altamente rigorosas no início e durante a criação das codornas. Não somente os galpões e gaiolas devem estar limpos, mas também as mãos da pessoa que maneja com os animais. A limpeza evitará doenças e a concentração de umidade, pois são aves sensíveis e não sobrevivem ao frio, nem se dão bem ao extremo calor, preferem temperatura estável em torno dos 23 a 25ºC.



A prevenção de doenças está relacionada a muitos pontos nacriação de codornas: nas limpezas das gaiolas, bebedouros, comedouros, no recolhimento diário das fezes das aves e também na vacinação e vermifugação dos animais. As codornas devem ser vacinadas contra as doenças de Newcastle e Coriza Aviária, as mais importantes.

Dosagem das vacinas para codornas

A vacinação contra a doença de Newcastle deve ser feita a primeira dose aos 21 dias de vida da ave, via ocular, pondo uma gota em cada olho. A segunda dose deve ser ministrada aos 45 dias de idade com uma injeção de 0,5 ml subcutânea na parte do peito.

Contra a Coriza aviária a primeira dose é dada os 28 dias de vida, sendo injetada no músculo do peito. E a segunda dose aos 45 dias com uma injeção subcutânea.

Vermifugação das codornas

A vermifugação por outro lado é feita junto a ração das codornas, com medicamentos à base de mebendazole. Aos 30 dias de vida e repetir novamente após três semanas. A dosagem da vermifugação é duas vezes maior do que a recomendada para galinhas.
A vacinação é algo extremamente importante que deve ser feito pelo criador, pois a doença como a Newcastle não tem cura, somente prevenção, uma vez a ave contaminada deve ser sacrificada. A vacinação impede prejuízos ao criador, evitando a perda de aves o ganho de multas pelos órgãos que fiscalizam a produção.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FEMEA E MACHO DE CODORNA ?

As codornas são praticamente iguais umas as outras, varia somente em tamanho, cor e outras peculiaridades pequenas. Como saber quem é macho e quem é fêmea? Pois é essa dúvida para quem quer começar a criar codornas faz toda diferença, lembrando que as fêmeas é que colocam o ovo. Mas o que mencionamos no início não deve ser desperdiçado, uma grande diferença está na coloração entre machos e fêmeas. O peito e a cabeça do macho são mais marrom avermelhados, sem contar que só ele canta, a fêmea não. Há também outro fator característico, o macho solta uma espuminha do ânus quando pressionado. Para quem quer ter um viveiro e criar codornas nascidas a partir deste, um fator importante, a saber, é que nos 10 primeiros dias de vida de uma codorna ela não é capaz de se aquecer, seja macho ou fêmea, portanto o cuidado com luz ou gás é necessário para que não morra de “frio”. Uma forma de saber se elas estão com frio ou com calor é se todas estiverem juntas, frio, se espalhadas, calor. Mas pa

COMO SABER SE UM OVO DE CODORNA ESTA GALADO ?

Na criação específica de ovos de cobras para a venda ou para a fecundação, os criadores precisam saber quando um ovo de codorna está galado ou quando ele pode ser vendido para alimentação.  Um  ovo de codorna galado  quer dizer que foi fecundado, ou seja, ele vai gerar novas codornas. Se o criador deseja investir apenas nas aves, este é o ovo ideal e deve continuar na chocadeira até que a ave tenha forma suficiente para romper sua proteção e eclodir do ovo. Se não, ele pode pensar em vender, pois ele ainda assim pode ser consumido. Para saber se o ovo está galado, o criador deverá colocar o ovo contra a luz e observar se a gema está com um círculo escuro circundando. Se estiver, é sinal de que ele está fecundado. Se não houver o círculo, não tem erro: ele não vai se tornar uma pequena codorna. A separação dos ovos galados A separação dos ovos que são próprios para criação(os galados) e os que são voltados para a venda porque não foram fecundados deve ser assim que for possív