A criação de codornas pode ser uma das tarefas mais lucrativas relacionadas a criação de aves, porque no Brasil ultimamente os ovos de codorna estão muito valorizados. Além disso, muitas pessoas também consideram a carne da codorna nobre, mas não é muito comum, já que as pessoas geralmente acabam ganhando dinheiro vendendo os ovos para ganhar dinheiro com este tipo de criação.
Mas é claro que pra ganhar dinheiro é necessário que a criação renda bons ovos. Geralmente os ovos das codornas são de boa qualidade, sendo que dificilmente eles apresentam algum tipo de variação de qualidade, mas para garantir que a qualidade dos ovos realmente seja boa, existem algumas dicas de criação que devem ser seguidas.

Manejo de produção

Manejo de produção
Antes de mais nada, as pessoas que estão criando codornas realmente precisam tomar algumas precauções relacionadas com as aves. As aves que possuem como principal tarefa a produção de ovos não devem ficar no mesmo espaço que as aves que estão destinadas a reprodução. Os espaços também devem ser muito bem vedados, evitando que outros animais entrem no espaço e causem algum stress para as aves, ao mesmo tempo que o espaço tem que ser bem ventilado para que as aves tenham um bom espaço para respirar.
Ração
Ração
A ração que é dada para as aves também deve ser motivo de preocupação dos criadores, já que não é qualquer tipo de ração que pode ser dada para as codornas, é necessário uma ração específica para este tipo de ave, que realmente tenha as vitaminas necessárias. Além disso, é necessário controlar a quantidade de ração que precisa ser colocada no espaço das aves. Geralmente elas comem o dia inteiro, então é importante que os locais estejam sempre comida. Geralmente cada ave consome de 30 a 35 gramas de ração por dia.
Ovos
Os criadores devem estar atentos, pois os ovos devem se recolhidos duas vezes por dia, sendo que a primeira coleta deve ser feita de manhã enquanto que a segunda deve ser feita no final da tarde. É importante que os ovos sejam mantidos em refrigeração.
Comentários
Postar um comentário