As codornas podeiras são as aves que terão na criação o papel de colocar ovos. Devem ser separadas das demais e tratadas com uma ração especial, para assim garantir uma boa quantidade de ovos e um maior lucro para o criador.
Toda codorna atinge a sua maturidade sexual aos 30 dias de vida. A partir deste período ela já está apta a colocar ovos e assim começar a dar lucros. Ela estará no ápice de sua maturidade sexual, ou seja, colocando a maior quantidade de ovos quando estiver na sua 12 semana de vida.
Ao criador é importante saber que seu peso corporal corresponde a 5,6% do peso total da ave. Na fase de podeira a ave de codorna fêmea deve ser alimentada com muitos nutrientes e uma ração especial. A ave precisa de nutrientes necessários para manter os ovos conservados e deixar com que sejam colocados bem formados e possam tanto servir para alimentação humana como a geração de novos filhotes.
Ração Para a Alimentação das Aves Podeiras
A ração para alimentar as codornas poderias deve ser rica em minerais, vitaminas, proteínas, cálcio e fósforo. São nutrientes necessários porque ajudam na formação dos ovos e nutrição das aves para manter seu período de maturação sexual com alta produtividade.
Aos criadores que costumam alimentar suas aves com ração, é importante saber que a ração ainda deve servir de base para a alimentação da codorna. Ela deve ser mantida em conjunto com estes outros alimentos e jamais ser substituída.
Manejo das Codornas Na Fase de Postura
O melhor para o criador e para a ave é manter uma rotina de coletagem de ovos e alimentação. Tenha uma hora por dia para alimentar e retirar os ovos para que a ave não se sinta invadida em seu espaço.
Para manter a produção em alta, uma importante dica é manter o controle em números da quantidade de ovos por aves e assim saber quais podem gerar filhotes mais produtivos.
Comentários
Postar um comentário