O abate das codornas para venda ou consumo próprio deve seguir alguns rituais para que o aspeto da ave esteja mais agradável para consumo. A primeira dica é que as penas não seja retiradas logo após se abater a ave, mas um pouco depois. Retirar as penas logo de início vai fazer com que a ave não fique com um aspeto agradável, já que a pele tende a sair junto e pode não ser agradável a mesa. Também vai diminuir os ganhos do criador de codornas no peso.

O melhor método para o abate de codornas segue alguns passos. O criador deve segurar a ave pelos pés e golpear sua cabeça com um pedaço de madeira. A morte é instantânea e ela não irá sofrer e nem desperdiçar sangue. Depois é só colocar a ave de lado e esperar que esfrie. Todas as aves silvestres são mais simples de retirar o pelo quando o sangue está frio.

Depenação da codorna
O criador de codornas pode usar uma máquina para depenação ou fazer o processo com as mãos. Vai depender de sua capacidade de investimento na criação. Uma máquina pode custar mais de R$ 2 mil mas otimizará a produção e deixará a venda mais rápida. O processo de depenar uma a uma as aves é recomendado para aqueles criadores de pouca quantidade, que o fazem para consumo próprio pelo valor nutricional da ave.
O depenador de codornas funciona da mesma forma que um depenador de galinhas, a nível industrial. O processo é feito em menos de um minuto e é mais recomendado pelo nível de perfeição do resultado.
Comentários
Postar um comentário