Pular para o conteúdo principal

COMO COMEÇAR UMA CRIAÇÃO DE CODORNAS: DICAS PARA NOVO CRIADOR .

COTURNICULTURA


A  coturnicultura é um segmento dentro da avicultura destinado a criação de codornas seja para fins lucrativos ou ate mesmo para consumo próprio, a coturnicultura é uma fonte rápida de produção de carnes e ovos, ultimamente muito apreciado por diversas pessoas. Além de ser um investimento relativamente baixo se comparado á outras criações, por depender de pouco espaço, pouca mão-de-obra, e principalmente por ter retorno rápido do capital investido.

Porque a coturnicultura se destaca?
Pois bem, a codorna vem ganhando espaço nos últimos anos devido a sua forma promissora e fácil de manuseio, que possibilita criações domésticas e até mesmo em grande escala. A codorna é uma ave que se adapta muito bem a diversos ambientes. Sua carne com sabor excepcional e seus ovos agradam cada vez mais aos consumidores que buscam por um por um produto com maior qualidade e com pouca gordura.
A origem da codorna
A criação de codorna teve sua origem na Ásia, e o Japão foi um dos primeiros países a iniciar uma criação em escala comercial por volta de 1900. A criação logou estendeu-se para China e logo mais conquistou a Europa.
A codorna pertence a ordem das Galináceas, família das Faisánidas, subfamilia dos perdicinae e do gênero Coturnix, existem grandes quantidades de espécies, a mais conhecida e difundida é a Coturnix Coturnix, conhecida como codorna européia ou selvagem.
Com a introdução desta ave no Japão e, através de cruzamentos, surgiu então a subespécie Coturnix Coturnix Japonica, conhecida como codorna japonesa ou doméstica.
O que diferencia a codorna européia da codorna japonesa é o peso quando na fase adulta, sendo a primeira a mais indicada para corte devido ao seu maior peso (170g aproximadamente), enquanto que a codorna japonesa atinge pesos menores na fase adulta (150g), fato compensado por sua alta postura de ovos.
Existe também a codorna americana, chamada de Bob White, esta juntamente com a européia são as codornas mais indicadas para a produção de carne, o que se deve ao seu maior peso.
De maneira geral, as codornas apresentam grande produção de ovos, precocidade sexual, fácil manuseio, carne considerada exótica.
No Brasil as codornas foram introduzidas pelos imigrantes, principalmente os europeus e os japoneses, estes últimos são os principais responsáveis pela produção nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FEMEA E MACHO DE CODORNA ?

As codornas são praticamente iguais umas as outras, varia somente em tamanho, cor e outras peculiaridades pequenas. Como saber quem é macho e quem é fêmea? Pois é essa dúvida para quem quer começar a criar codornas faz toda diferença, lembrando que as fêmeas é que colocam o ovo. Mas o que mencionamos no início não deve ser desperdiçado, uma grande diferença está na coloração entre machos e fêmeas. O peito e a cabeça do macho são mais marrom avermelhados, sem contar que só ele canta, a fêmea não. Há também outro fator característico, o macho solta uma espuminha do ânus quando pressionado. Para quem quer ter um viveiro e criar codornas nascidas a partir deste, um fator importante, a saber, é que nos 10 primeiros dias de vida de uma codorna ela não é capaz de se aquecer, seja macho ou fêmea, portanto o cuidado com luz ou gás é necessário para que não morra de “frio”. Uma forma de saber se elas estão com frio ou com calor é se todas estiverem juntas, frio, se espalhadas, calor. Mas pa

COMO SABER SE UM OVO DE CODORNA ESTA GALADO ?

Na criação específica de ovos de cobras para a venda ou para a fecundação, os criadores precisam saber quando um ovo de codorna está galado ou quando ele pode ser vendido para alimentação.  Um  ovo de codorna galado  quer dizer que foi fecundado, ou seja, ele vai gerar novas codornas. Se o criador deseja investir apenas nas aves, este é o ovo ideal e deve continuar na chocadeira até que a ave tenha forma suficiente para romper sua proteção e eclodir do ovo. Se não, ele pode pensar em vender, pois ele ainda assim pode ser consumido. Para saber se o ovo está galado, o criador deverá colocar o ovo contra a luz e observar se a gema está com um círculo escuro circundando. Se estiver, é sinal de que ele está fecundado. Se não houver o círculo, não tem erro: ele não vai se tornar uma pequena codorna. A separação dos ovos galados A separação dos ovos que são próprios para criação(os galados) e os que são voltados para a venda porque não foram fecundados deve ser assim que for possív

VACINAS OBRIGATÓRIAS PARA CODORNAS DE UMA CRIAÇÃO COM FINS COMERCIAIS

A limpeza e higiene devem ser altamente rigorosas no início e durante a criação das codornas. Não somente os galpões e gaiolas devem estar limpos, mas também as mãos da pessoa que maneja com os animais. A limpeza evitará doenças e a concentração de umidade, pois são aves sensíveis e não sobrevivem ao frio, nem se dão bem ao extremo calor, preferem temperatura estável em torno dos 23 a 25ºC. A prevenção de doenças está relacionada a muitos pontos nacriação de codornas: nas limpezas das gaiolas, bebedouros, comedouros, no recolhimento diário das fezes das aves e também na vacinação e vermifugação dos animais. As codornas devem ser vacinadas contra as doenças de Newcastle e Coriza Aviária, as mais importantes. Dosagem das vacinas para codornas A vacinação contra a doença de Newcastle deve ser feita a primeira dose aos 21 dias de vida da ave, via ocular, pondo uma gota em cada olho. A segunda dose deve ser ministrada aos 45 dias de idade com uma injeção de 0,5 ml subcutânea na part